REMA e o Outubro Rosa

História do REMA

Em maio de 1989, ao concluir a ampliação da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP, foi reservado um espaço físico aos laboratórios para assistência a mulheres mastectomizadas, ou seja, que sofreram cirurgia de retirada da mama em decorrência do câncer. Neste contexto, portanto, iniciaram-se as atividades do REMA. A iniciativa de formalizar um núcleo de ensino, pesquisa e assistência à mulheres com câncer de mama foi solidificado à medida em que se buscava informações sobre o que se tem feito no meio profissional para facilitar o processo de reabilitação dessas mulheres.

 

Com isso, o trabalho desenvolvido pautou-se sempre na busca uma visão ampla de mundo, que coloca a mulher no centro de análise e ação social; para isso, a participação de uma equipe multidisciplinar com compromisso de fomentar o bem estar das mulheres, tanto individualmente como um grupo social em todas as esferas de sua experiência enquanto mastectomizadas, torna-se fundamental.

Desfile Rosa

O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada por diversos entes no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Sendo, assim, o REMA realiza todo ano um desfile que coloca as mulheres assistidas como protagonistas, modelos e, acima de tudo, exemplos de vida a serem seguidos.

Há três anos a equipe Newtons tem o prazer de participar dessa ação, cedendo o espaço e trabalho dos profissionais nos bastidores, preparando as modelos com penteados e maquiagens no dia do desfile. Muito mais do que um dia de beleza, proporcionar o bem estar, o convívio entre mulheres guerreiras, a troca de experiência e aprendizado é extremamente gratificante.

A beleza, no sentido amplo da palavra, que é a celebração da vida, da luta e da determinação, é externada no dia do desfile, mas a emoção do dia fica pra vida toda. Um dia de outubro memorável para todos que participam.

Essa é a luta que não deve parar; a conscientização, a prevenção, o tratamento e a pesquisa do câncer de mama, em paralelo com a promoção do bem estar das mulheres que o enfrentam com tanta perseverança, deve ser lição e uma ação para todos nós.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s