Cabelos sofrendo no inverno! Como lidar?

Amado ou odiado, não podemos negar que a chagada do frio é impactante para todos nós, inclusive, para os cabelos.
Pequenas adaptações na rotina devido à queda de temperatura podem afetar diretamente a saúde das madeixas, desde ressecamento, quebra, excesso de oleosidade, aparecimento de fungos, entre outros males.
Mudanças de hábito, como por exemplo, aumento no consumo de alimentos gordurosos e falta de água no organismo, impactam pele e cabelos. Convenhamos, são eles considerados, não por acaso, termômetro da nossa saúde.

Ressecamento e oleosidade: vento frio e água quente são vilões
Os necessários banhos quentes durante os dias de inverno são, infelizmente, extremamente prejudiciais aos cabelos saudáveis. A água quente resseca o cabelo e estimula o couro cabeludo a produzir mais óleo, o que pode deixá-lo com aspecto de sujo, além de roubar todo o brilho. Ou seja: o mesmo mal causa excesso oleosidade e ressecamento!
Para cabelos descoloridos ou com luzes e outros tipos de reflexo, o resultado é ainda pior. Os cabelos coloridos ou tonalizados são prejudicados pelo desbotamento acelerado da cor.
Os cachos também sofrem mais com a água quente. Naturalmente mais secos, os fios, especialmente os mais finos, perdem ainda mais a oleosidade natural, ficando sem vida, quebradiços e sem cachos definidos.
Então, amados e amadas, o ideal é lavar as madeixas com água morna, em torno dos 23º C. Se o frio for muito intenso e a água quente inevitável, use água fria para dar o último enxágue.
Com temperaturas em queda e ventos frios, os cabelos sofrem também fora do banho. Por isso é imprescindível não sair de casa com os cabelos molhados, pois a água que fica nos fios se solidifica, facilitando a quebra da fibra capilar.
O uso de acessórios como presilhas, toucas e gorros ficam mais comuns nessa época do ano e, pasmem, trazem alguns malefícios. O uso constante desses apetrechos contribui para o aumento da oleosidade, pois abafam o couro cabeludo, favorecendo, também, a proliferação de fungos e bactérias.

Cabelos lindos e saudáveis no inverno, como é possível?
Mas calma, nada está perdido!
Medidas simples são chaves para manter os cabelos longe das agressões do frio.
Como já dissemos, principalmente evitar água quente nos fios durante o banho; ingerir bastante líquidos e beber água contribui para o pleno funcionamento do organismo em qualquer estação, além de manter a hidratação natural das madeixas.
Usar xampus, condicionadores, máscaras e leave-ins apropriados, são cuidados; para conhecer os tipos mais indicados para o seu cabelo, consulte sempre seu profissional de confiança.
Visitas periódicas ao salão são importantes; seja para aquela hidratação simples, a nutrição necessária ou a reconstrução mais profunda, são a reparação de fora para dentro; tratamentos para manter o aspecto saudável de primavera, qualquer que seja a estação!close-up-1834381_1920

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s